A Black Friday está chegando e, neste sentido, é obrigação nossa alertar os consumidores sobre os cuidados na hora de realizar sua compra, confira!
- Pesquise sobre a idoneidade do site antes de comprar. Verifique reclamações em redes sociais, sites especializados e na lista de lojas a serem evitadas pelo Procon/SP.
- Confira se a página da loja possui informações como endereço, telefone, razão social, CNPJ, e outras formas de contato além do e-mail.
- Ao efetuar o pagamento, verifique na barra de endereço se aparece https://, indicando que os dados estão criptografados e em um ambiente seguro.
- Use senhas únicas e salve documentos que comprovem a compra, como comprovante de pagamento e contrato.
- Evite compras por impulso. Pesquise preços, pois algumas lojas aumentam valores para oferecer “descontos” na Black Friday.
- Alguns itens podem ficar mais baratos no final ou início do ano, então aguarde para economizar ainda mais.
- Ao comprar online, o consumidor tem o direito de se arrepender em até 7 dias. Examine o produto na entrega e só assine o documento após garantir sua condição.
Dica importante: Garantia legal de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para duráveis. Se houver problema, o fornecedor deve resolver em até 30 dias. Se não, o consumidor pode escolher entre trocar, cancelar a compra com reembolso, ou manter o produto com desconto. Caso tenha feita uma compra online, você poderá desistir em até 7 dias!
Compartilhe para conscientizar!