O reajuste abusivo dos planos de saúde é uma das principais reclamações que chegam em nosso escritório.
Importante destacar que, o reajuste abusivo da mensalidade do plano de saúde é uma prática ilegal e passível de ação na Justiça.
Como identificar a abusividade no reajuste de mensalidade?
Existem alguns indicadores de abusividade no reajuste. Vejamos:
- Fique atento às regras da ANS
A ANS aplica normas sobre os reajustes de mensalidade, colocando limitações para o aumento nas cobranças. No site da agência é possível conferir essas regras.
- Conheça o contrato com o plano de saúde
No contrato com o plano de saúde devem estar incluídas as cláusulas tratando do reajuste de mensalidade. As informações devem ser claras, trazendo também os limites sobre o índice de aumento.
- Conteste a operadora de saúde
Havendo reajuste abusivo, o segurado deve contestar o plano de saúde e solicitar as justificativas para o aumento excessivo.
- Saiba a quem recorrer
Nos casos em que o aumento é muito alto, o beneficiário pode denunciar o comportamento do plano de saúde. Para isso, é possível prestar uma queixa com a ANS ou buscar os seus direitos na Justiça.
Caso a operadora persista na conduta abusiva de aplicar reajustes injustos, é viável ingressar com uma ação judicial, buscando reparação pelos danos causados e revisão das condições contratuais, tudo conforme a singularidade do caso em questão.
Portanto, procure sempre uma advogada especialista caso esteja passando por essa situação! Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!