A questão relacionada ao atestado médico é frequentemente fonte de muitas dúvidas tanto para as empresas quanto para seus colaboradores!
Isso ocorre devido à existência de requisitos legais e cuidados a serem considerados para garantir que o documento seja aceito pela empresa.
O atestado médico é uma comprovação por escrito de doença ou acidente, que declara o afastamento de um colaborador da empresa, seja por algumas horas ou dias.
Sem a apresentação desse documento, o dia em que o empregado não compareceu ao trabalho, será considerado como falta injustificada, o que, por sua vez, pode resultar em descontos salariais.
As leis trabalhistas não estabelecem um prazo específico para a entrega do atestado médico.
A maioria dos empregadores considera um prazo de 48 horas a partir do primeiro dia de afastamento como um limite razoável. No entanto, em casos mais graves, esse prazo pode ser estendido, desde que o trabalhador deixe claro que não foi possível informar previamente o empregador sobre seu problema de saúde.
Se você achou nosso conteúdo interessante, curta nossa postagem e compartilhe com algum amigo que possa se beneficiar dessas informações!