A palavra usucapião vem do latim usucapio, que signfica “tomar ou adquirir pelo uso”. Assim, o usucapião permite que uma pessoa torne-se proprietária de um bem, após usá-lo por certo período e desde que atenda alguns requisitos.
Aqui estão algumas opções podem ajudar você a comprovar o tempo de posse para usucapião, confira:
➡️ Documentos de compra: Se você comprou um imóvel ou terreno através de contrato de gaveta, é possível utiliza-lo para comprovar a posse.
➡️ Contas de serviços públicos: Faturas de água, luz, gás ou telefone em seu nome que indicam o endereço da propriedade podem ser usadas para comprovar que você reside no local há um determinado período de tempo.
➡️ Declaração de Imposto de Renda: A declaração de Imposto de Renda pode servir como comprovante de posse caso você declare a propriedade como sendo sua residência.
➡️ Testemunhas: Se outras pessoas estiverem cientes de que você tem posse do imóvel há algum tempo, eles podem ser chamados como testemunhas para confirmar o período de tempo que você ocupa a propriedade.
➡️ Fotos e vídeos: Fotos e vídeos que mostram você dentro da propriedade e a data em que foram tiradas podem ser usados como evidência para comprovar que você tem posse do imóvel há algum tempo.
Procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas sobre o tema! Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!