A aposentadoria é um direito garantido pela Constituição para todos os segurados da Previdência, seja por ter cumprido os requisitos do INSS ou por estar impedido definitivamente de trabalhar.
Infelizmente, em muitos casos, o INSS pode demorar para aprovar ou ainda indeferir o sue pedido de aposentadoria, causando problemas financeiros e atrasando um benefício pelo qual você pagou a vida toda.
É aí que entra a advogada especialista para atuar no seu caso! Ela poderá ajudar a garantir seus direitos e evitar que você seja prejudicado por decisões injustas do INSS.
Para solicitar a aposentadoria, é necessário cumprir alguns requisitos, que variam de acordo com o tipo de aposentadoria desejada.
- Para aposentadoria por idade, homens precisam ter no mínimo 65 anos de idade e 15 anos de contribuição, enquanto mulheres precisam ter no mínimo 60 anos de idade e 15 anos de contribuição.
- Para aposentadoria por tempo de contribuição, homens precisam ter pelo menos 35 anos de contribuição, enquanto mulheres precisam ter pelo menos 30 anos de contribuição.
- Para aposentadoria por incapacidade permanente, é necessário que o segurado tenha perdido a capacidade de trabalhar por causa de doença ou acidente, além de ter no mínimo 12 meses de contribuição.
- Já para aposentadoria especial, é necessário exercer atividade considerada especial no INSS, que ofereça risco à vida ou à saúde, ou exercer profissão que tenha regras menos exigentes para a concessão de aposentadoria, como é o caso dos professores.
- Por fim, para aposentadoria da pessoa com deficiência, é necessário ter trabalhado na condição de Pessoa com Deficiência e ter contribuído por pelo menos 15 anos ao INSS.
Procure sempre uma advogada especialista! Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!