Quando uma pessoa falece e deixa bens, é necessário verificar quem tem o direito de ficar com este patrimônio deixado pelo de cujus (falecido). A forma de regularizar esta situação acontece através do procedimento do inventário e partilha que visa formalizar a transmissão dos bens do falecido para os seus sucessores (herdeiros).
Este procedimento pode ser realizado judicialmente ou de forma extrajudicial em cartório. Contudo hoje iremos falar para você 3 atitudes que podem acelerar o seu processo de inventário, confira:
- Separe todos os documentos referentes aos bens deixados pelo falecido bem como os documentos dos herdeiros. Após, entregue para o advogado para que este dê andamento no processo, isso evitará exigências futuras de documentos no processo;
- Separe o valor para o IMPOSTO. O pagamento do ITCMD é de suma importância para o inventário, sem o pagamento deste imposto o inventário ficará parado;
- Evite brigas desnecessárias com os demais herdeiros. Mantenha o foco sempre na solução do problema.
Procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas acerca do tema! Se gostou do nosso conteúdo, curta nosso post e envie para algum(a) amigo(a) que precise conhecer melhor sobre o assunto!