Vai adquirir um imóvel? Confira essas 5 dicas!
- Verificar se a pessoa responsável pela venda do imóvel, ou seja, o proprietário, não tenha qualquer de impedimento, seja ele jurídico ou financeiro. Deste modo, se faz necessária a pesquisa de certidões, como por exemplo:
- Cartório de Protesto;
- Certidões judiciais cíveis e criminais;
- Falência e concordata;
- Justiça do Trabalho;
- CND/INSS (débitos);
- Executivos fiscais, municipais e estaduais;
- Justiça Federal.
2. Matrícula atualizada para conferir a atual situação do imóvel, que pode ser facilmente solicitada pela internet através do site registrodeimoveis.org.br.
3. Elaborar um contrato de compra e venda detalhado e específico para o seu caso com o auxílio de uma advogada especialista. Essa é a melhor maneira de minimizar os riscos e garantir que os documentos apresentados e as partes envolvidas estão aptos.
4. Checar se seus documentos estão atualizados (principalmente se você é casado ou divorciado). Em caso de financiamento, você deve observar se cumpre todos os requisitos para sacar o FGTS, por exemplo.
5). Após a assinatura do contrato de compra e venda do imóvel, é preciso providenciar a escritura pública. Assim, deverá ser pago o ITBI e após a finalização da escritura você deverá levar ela no cartório de registro de imóvel para fazer a transferência para o seu nome!
Procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas acerca do tema!