(13) 99144-1520
·
contato@silvanarodrigues.adv.br
·
Seg - Sex 08:00 - 18:00
LIGUE AGORA

Doutora, sou obrigada a fazer dancinha para o TikTok da empresa?

O TikTok é um aplicativo para compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 60 segundos. O TikTok cresceu graças ao seu apelo para a viralização. Os usuários fazem desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, fazem sátiras que instigam o usuário a querer participar da brincadeira, o que atrai muito o público jovem. Todavia, muitas empresas estão usando o TikTok para se promoverem e ainda acabam usando o funcionário para isso.

Deste modo, nosso questionamento de hoje é: Doutora, sou obrigada a ficar fazendo dancinha para o TIKTOK da empresa?

Para respondermos essa pergunta é necessário saber se o funcionário participa de forma espontânea ou é obrigado!

Assim, se o funcionário participa de forma espontânea, nunca por imposição da empresa, não há nenhum problema! Por outro lado, se há imposição por parte do empregador para que este funcionário apareça no TikTok com o objetivo de promover a empresa, isso pode acabar expondo e deixando o trabalhador em uma situação desconfortável, constrangedora e até vexatória, uma vez que os vídeos são expostos para todos que estão na internet.

Portanto, quando a empresa obriga o trabalhador a fazer dancinhas, essa situação pode caracterizar abuso do poder diretivo do empregador e pode ofender a dignidade, a intimidade, a imagem e a honra do empregado. Neste caso, o trabalhador pode ingressar com uma ação trabalhista e pedir danos morais.

Portanto, se a empresa lhe force a fazer dancinhas para o instagram/tiktok ou para qualquer outra rede social, procure uma advogada especialista em Direito do Trabalho de sua confiança para ingressar com pedido de danos morais!

Related Posts

Leave a Reply