O Cadastro Nacional de Informações Sociais, mais conhecido por CNIS, é um documento onde constam todos os seus vínculos trabalhistas e previdenciários da sua vida. Ou melhor, onde deveria constar.
Esse documento é extrato cronológico de todas as informações laborais e previdenciárias do trabalhador, que o qualifica como um segurado da Previdência Social
O CNIS é visualizado na forma de um EXTRATO PREVIDENCIÁRIO, esse documento pode ser o seu maior aliado ou seu maior pesadelo na hora de requerer um benefício no INSS.
É a partir do EXTRATO PREVIDENCIÁRIO DO CNIS, que a Previdência Social irá fazer o reconhecimento automático do direito de um trabalhador que solicita qualquer benefício no INSS (previdenciário).
O CNIS é o documento oficial que demonstra o seu direito a determinado benefício, incluindo a aposentadoria. É no extrato previdenciário do CNIS que o INSS declara e verifica:
- a sua data de filiação à Previdência Social;
- os valores dos salários de contribuição da sua vida previdenciária;
- o tempo de contribuição e carência que você tem;
- períodos de recebimento de benefícios previdenciários, como Auxílio-Doença.
- Os salários de benefícios que definiram sua renda inicial.
Todavia, não são raros os casos em que os dados constantes do CNIS precisam ser corrigidos, uma vez que pode faltar alguma informação ou ainda a informação não corresponder com a realidade.
Deste modo, com a retificação do CNIS é medida que se faz necessário a fim de não prejudicar quando da concessão do benefício.
Um exemplo é quando o advogado, ao analisar o extrato do segurado(a), percebe a ausência de um dos vínculos de emprego.
Caso o advogado identifique alguma inconsistência no seu CNIS, este profissional entrará com solicitação de modificações no CNIS do seu constituinte junto ao INSS, apresentando documentação probatória.
Portanto, se o seu CNIS estiver errado, procure uma advogada especialista em Direito Previdenciário para maiores orientações!