HERDEIRO PODE VENDER IMÓVEL SEM FAZER INVENTÁRIO?
A perda de um familiar é sempre experiência dolorosa e que afeta diretamente o psicológico da família, que, em consequência desse momento de dor e sentimento de perda, não dão atenção às questões importantes relacionadas aos bens e sucessão patrimonial.
Importante dizer que após cessar o luto os familiares tenham calma e cautela quando o tema diz respeito aos bens deixados pelo falecido.
Deste modo o questionamento que fica é qual a importância de realizar o inventário?
Um dos principais objetivos do inventário é trazer validade e veracidade da relação de herança e herdeiro.
Embora seja uma prática comum entre os herdeiros realizar a distribuição dos bens herdados entre si, essa prática não é juridicamente legal, pois, enquanto não é realizado o inventário, os bens são considerados como um único bem.
Mas doutora, eu posso vender o imóvel deixado pelo meu pai sem abrir inventário?
A resposta é bem simples: NÃO, como dito anteriormente, sem a realização do inventário, os bens são considerados de todos os herdeiros, ou seja, não há um proprietário formal, mesmo que haja o consenso de posse de um herdeiro entre todos.
Dessa forma, o bem não poderá ser vendido, alugado, doado ou transferido, pois para realizar essas operações será necessário ter a posse legal em seu nome.
Dito isso, o inventário é o único meio do herdeiro dispor dos bens deixados pelo falecido, por isso sua realização é de suma importância.