A Alienação Parental é o ato de difamar e comprometer os laços afetivos infantis com um dos pais, o que afeta a saúde emocional, mental e até física da criança ou adolescente. Isso Gera grandes consequências negativas psicologicamente para crianças a adolescentes que são vítimas desse tipo de situação.
O Conceito Alienação Parental, basicamente, é representado quando o filho se afasta de um dos pais de forma extrema, e pode ocorrer tanto em famílias intactas quanto divorciadas.
Hoje, também é chamada por alguns autores de Síndrome da Mãe Maliciosa, no caso da separação do cônjuge, ou nova figura no relacionamento, sendo identificada também como Alienação Parental Madrasta.
Síndrome de Medeia também é outra classificação, visto que algumas mães repassam diretamente aos filhos os sentimentos negativos em relação ao ex-parceiro, como se os rebentos se tornassem extensão deles mesmos.
Em lares onde o genitor alienante é o principal cuidador, e até mesmo onde o outro parente provê de igual contribuição de tempo e sustento, também caracteriza a alienação parental significado.
Ela pode ser exercida não só pelos genitores, mas por avós, tios e outras pessoas que tenham a criança | adolescente como autoridade, guarda compartilhada ou vigilância.
Sendo assim, ambos os pais, tanto homens como mulheres podem alienar os filhos em oposição ao parceiro (a) ou ex companheiro (a), ou também se tornar alvo.
As mães, apesar de normalmente conterem o peso das atividades de cuidado infantil não estão imunes de receber tal tratamento.