(13) 99144-1520
·
contato@silvanarodrigues.adv.br
·
Seg - Sex 08:00 - 18:00
LIGUE AGORA

Assédio Moral no Trabalho, Como identificar? Quais são as causas que gera indenização por dano moral?

ASSÉDIO MORAL – DIREITO DO TRABALHO

É muito comum nas relações de trabalho, o chefe, gerente ou qualquer um que detenha posse de um cargo de liderança tentar corrigir seu empregado de forma agressiva, por meio, de gritos e ofensas, com a desculpa de corrigir o funcionário, sendo, que muitas vezes essas correções agressivas ocorrem na frente de outros funcionários ou clientes.

Além de gritos e ofensas os superiores hierárquicos também podem perseguir determinado empregado, obrigando esse funcionário a cumprir metas impossíveis, e tarefas que muitas das vezes vão muito além das forças do trabalhador.

Muitas vezes o trabalhador é ridicularizado em público, em reuniões ou eventos quando é ofendido com palavras e apelidos vexatórios. Em outros casos é exposto ao ridículo com brincadeiras de mau gosto diante do grupo tendo que pagar prenda por não ter se destacado na produção da empresa.

Todo o excesso ao cobrar funcionários de formas persistentes ou outras formas de provocações rotineiras podem ocasionar o assédio moral nas relações de trabalho, podendo a empresa a ser condenada a danos morais pelo estado vexatório em que o seu funcionário fora submetido, sendo que acaso o empregado possa poder vir a ter alguma doença psíquica.

Quando as provocações, xingamentos e apelidos vem dos próprios colegas de trabalho do mesmo nível hierárquico, chamamos de assédio moral horizontal, já quando as perseguições, gritos e chacotas de formas persistentes partem de superiores hierárquicos chamamos de dano moral vertical, portanto, o empresário deve estar sempre vigilante ao que ocorre com os seus subordinados, fiscalizando o local de trabalho, orientando para que sempre haja um ambiente de trabalho de respeito mutuo entre os colegas de trabalho, afim de que, sejam evitadas demandas na justiça do trabalho por um dano que poderia ser evitado, caso ocorresse respeito e estima pelo moral do trabalhador.

 O que a vítima deve fazer? 

  1. Anote com detalhes todas as humilhações sofridas.
  2. Peça ajuda aos colegas que testemunharam as humilhações.
  3. Evite conversar com o agressor.
  4. Procure seu sindicato e relate o acontecido.
  5. Recorra a um advogado, Ministério Público, Justiça do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego.
  6. Busque apoio junto a seus familiares, amigos e colegas.

 

 Assédio Moral é crime! Não se cale! Denuncie! 

 

Related Posts

Leave a Reply